Como doar.me

O voluntariado, como afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, assenta em “valores de solidariedade e de confiança recíproca” e os voluntários “ao dar o seu tempo e habilidades, sem expectativa de recompensa material são encorajados por um sentido de propósito singular”.

O voluntariado exige solidariedade, que se enche de compaixão, ou seja, aprender a entregar-se com ardor, mesmo que seja com sofrimento, oferecendo a vida e esperança aos abatidos, mostrando assim que é possível lançar-se na descoberta do outro e despender-se da comodidade para oferecer respeito, trabalho partilhado, esperança, em última análise, é uma forma muito concreta de fazer caridade.

"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá." (Madre Teresa de Calcutá)

A Teu Lado

O projeto A Teu Lado tem como objetivo apoiar pessoas da nossa comunidade com a presença de um voluntário de proximidade que, numa visita ao domícilio, procura suprir as necessidades apresentadas por cada pessoa.

 

O serviço pode basear-se no acompanhamento a consultas, ao cabeleireiro, numa visita ao hospital, um passeio ao jardim, a leitura do jornal ou de um livro quando já existem dificuldades de visão, enfim, todo um leque de situações que dependem de cada caso e da sua fragilidade.

 

Neste momento, o projeto conta com dez voluntários (visitadores) que fazem o acompanhamento de oito pessoas (visitados). Até ao final do ano de 2016 pretende-se que a equipa seja integrada por 20 visitadores e consiga dar resposta e acompanhar dez casos.

Para ser voluntário no projeto A Teu Lado é fundamental que haja vontade e alegria em lidar com idosos e/ou com pessoas que são portadores de alguma deficiência física. 

Junte-se a nós e venha ajudar que precisa!

+ informações 

e-mail cartorio@carnaxide-paroquia.org

Conferência Vicentina de São Romão

A fundação da Conferência Vicentina de São Romão remonta ao ano de 1967.

 

Depois de interrompida a sua atividade em 1972, a Conferência voltou a prestar serviço à comunidade em 1986, através do fornecimento de alimentos, do pagamento de medicamentos e da entrega domiciliária dos cabazes às pessoas com dificuldades de mobilidade.

Atualmente a Conferência Vicentina de São Romão apoia 441 pessoas, na sua maior parte idosos, que vivem sozinhos. 

Para a concretização do trabalho que desenvolve, a Conferência conta com o trabalho de nove voluntários que coordenam o fornecimento de alimentos pelo Banco Alimentar, empresas e particulares e os donativos de paroquianos.

Conta ainda com o apoio da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas através da cedência de um veículo para as deslocações ao Banco Alimentar.

 

+ informações 

e-mail sromaocvicentinas@gmail.com ou cartorio@carnaxide-paroquia.org

Pão da Vida

O grupo Pão da Vida nasceu no seio da Paróquia de Carnaxide com o objetivo de levar alguma ajuda aos sem-abrigo que vivem nas ruas de Lisboa.

Desde o dia 25 de março de 2015 que, duas vezes por mês, os voluntários oferecem "pão físico e pão espiritual" a cerca de meia centena de pessoas.

Além de uma sopa quente, uma sanduíche, uma peça de fruta, um bolo, um sumo e roupa, os nossos voluntários levam um coração aberto à palavra e disponível a partilhar afeto.

No regresso às suas casas estes homens e mulheres sentem "uma felicidade indizível e serena a encher-nos, a preencher-nos, a envolver-nos. Porque demos, amámos e servimos."

+ informações 

e-mail cartorio@carnaxide-paroquia.org

Projeto Amigo: recolha de roupa

O Projeto Amigo tem por missão resolver o problema do excedente e desperdício de roupa usada em Portugal, colocando-a ao dispor de quem mais necessita ou encaminhando-a para reciclagem, caso não esteja em condições. Satisfaz a carência de roupa das instituições que a solicitem, incluindo a Cáritas Diocesana de Lisboa, fornecendo e entregando gratuitamente roupa limpa, higienizada e devidamente acondicionada.

Na Paróquia de Carnaxide, o contentor está situado junto à Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no Centro Cívico de Carnaxide.

+ informações

Ruah - grupo missionário

O grupo Ruah surgiu em setembro de 2011 com o objetivo de promover e dinamizar o espírito missionário na Paróquia. 

 

Na sua atividade na Comunidade destaca-se a organização de conferências que procuram apresentar diferentes testemunhos de fé, permitindo amadurecer e aprofundar a fé com histórias de outras pessoas, de várias idades e distintas áreas sociais e profissionais.

Em serviço missionário, junto de outras comunidades cristãs, podemos referir as passagens do grupo por Metangula (Niassa, Moçambique), Viana (Luanda, Angola) e Cachopo (Tavira, Portugal).

Muitos outros projetos estão em preparação, sempre com o objetivo de crescer com cada experiência vivida e partilhada, porque a missão é cuidar do outro.

+ informações 

e-mail ruah.carnaxide@gmail.com

Please reload

© 2016 Paróquia São Romão de Carnaxide

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle