
Um só coração e uma só alma! (At 4, 32)
Uma comunidade alegre e fraterna.

Sacramento do Matrimónio
A Igreja toma parte na vossa alegria e acolhe-vos de coração magnânimo, bem como aos vossos familiares e amigos,
no dia em que diante de Deus vosso Pai ides constituir entre vós uma comunhão de toda a vida.
O Senhor vos atenda neste dia de felicidade, derrame sobre vós as bênçãos do Céu e seja o vosso guia.
Ele vos conceda quanto deseja o vosso coração e realize todos os vossos desígnios. (Rito Inicial, Celebração do Matrimónio)
1. Como posso receber o Matrimónio?
1.º Marcar a celebração na Igreja com a antecedência necessária.
2.º Cerca de três meses antes, devem dirigir-se a uma Conservatória de Registo Civil para requisitar um Atestado de Estado Livre para Casamento Católico.
3.º Cerca de três meses antes, ir à paróquia de residência da noiva para iniciar o Processo Canónico. No mínimo, devem ter consigo a Certidão de Batismo e o Documento de Identificação de ambos os nubentes. Conforme o caso particular podem ser requeridos outros documentos.
NOTA: Faz parte do Processo Canónico também um pequeno diálogo com o pároco ou com outro sacerdote ou diácono em vez dele.
4.º Entregar, na paróquia onde se realizará o Casamento, a certidão de Estado Livre da Conservatória de Registo Civil, o Certificado que vem da Cúria Diocesana a finalizar o processo canónico (“Nada obsta”) e fotocópias dos documentos de identificação de duas testemunhas (comummente chamadas de padrinhos), bem como a sua morada de residência.
2. É necessária alguma preparação?
É altamente recomendado e de benefício comprovado para a grande maioria dos noivos participar num CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio, um curso aberto a todos os que se vão casar. Recomendamos que os noivos procurem
inscrever-se com relativa antecedência.
Próximas datas de CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio:
2023- A Definir
NOTA: Marcações de Matrimónio pelo menos com 6 meses de antecedência.