Notícias

Maria nas ruas de Carnaxide

19/4/2020

Em tempos de confinamento por causa da pandemia COVID-19, Nossa Senhora do Amparo levou emoção, alegria e fé pelas ruas de Carnaxide.

No dia em que se assinalou a Festa de Nossa Senhora do Amparo, impedidos de realizar a tradicional procissão, levámos Maria às casas da nossa comunidade paroquial.

Obrigado a todos os que acolheram Nossa Senhora do Amparo e a todas as entidades que se associaram a esta iniciativa - Bombeiros Voluntários de Carnaxide, PSP, Município de Oeiras e União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

Peregrinação Missionária a Fátima

2/10/2019

No próximo dia 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, a Paróquia de Carnaxide associa-se à Peregrinação Missionária nacional a Fátima, presidida pelo Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente, Presidente da Conferência Episcopal.

PROGRAMA


07h30 saída de Carnaxide
09h00 acolhimento no Santuário de Fátima
10h00 recitação do Terço na Capelinha das Aparições
11h00 Missa no recinto do Santuário
13h00 almoço na Casa dos Capuchinhos
15h00 convívio dos peregrinos no Centro Paulo VI
17h30 regresso a Carnaxide

Os interessados em participar podem inscrever-se, até ao próximo dia 17 de outubro, na Secretaria do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide.

Mês Missionário Extraordinário

30/9/2019

"A celebração deste mês ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo." (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2019)

Semana Santa 2019

3/4/2019

“O Mistério que veneramos nesta Semana Santa é uma grande história de amor que não conhece obstáculos.” (Papa Francisco)

Papa Francisco dedica a Exortação Apostólica "Christus vivit" aos jovens

1/4/2019

Foi hoje apresentada a nova exortação apostólica do Papa Francisco Christus Vivit - Cristo Vive -, dedicada a todos os jovens cristãos mas "simultaneamente a todo o Povo de Deus", num documento que o Santo Padre explica ser resultado da inspiração que recebeu da «riqueza das reflexões e diálogos do Sínodo dos jovens», celebrado no Vaticano em outubro de 2018. 

«Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!».

 

Caminhada da Quaresma: 40 dias, 40 parábolas

6/3/2019

Fazemos esta Caminhada da Quaresma com 40 parábolas para ler, meditar, rezar e aplicar na nossa vida.

Acolhemos a Jornada Vicarial da Juventude de Oeiras

28/2/2019

As Jornadas Vicariais da Juventude de Oeiras deste ano tiveram lugar na Paróquia de Carnaxide e foram sendo preparadas ao longo das últimas semanas pelo respetivo grupo de jovens. Este evento contou com a presença de mais de 70 jovens das paróquias de toda a vigararia, que, em conjunto com todos os animadores, contribuíram para que este dia se tornasse uma iniciativa muito bem-sucedida.

As atividades no âmbito das jornadas começaram por volta das 9h30, com a receção e distribuição dos jovens por grupos. Posteriormente, teve lugar na Igreja de Nossa Senhora do Amparo uma oração de abertura seguida da divulgação do programa para o dia. A cada grupo, constituído por quatro jovens e um animador, foi atribuída uma pista, pista essa que remetia para um local de importância da vila de Carnaxide. Uma vez no local, ao encontrar um membro do grupo de jovens de Carnaxide, os grupos recebiam duas peças de puzzles. A primeira era o prémio por terem sido bem-sucedidos nesta “caça ao jovem” e destinava-se à montagem de um puzzle com a imagem da Igreja da Nossa Senhora do Amparo. No entanto, de modo a obter a segunda peça, os jovens tiveram de adivinhar a parte da Eucaristia presente na respectiva peça. Este segundo puzzle, composto pelas partes da Eucaristia, introduzia a reflexão que se deu seguidamente, já na igreja, em que coube a cada grupo a tarefa de apresentar a sua parte da missa, tomando parte no diálogo, que remetia para o tema destas Jornadas: "Liturgia, lugar de encontro".

 

Após as atividades da manhã, enriquecidas pela agradável companhia de um dia solarengo, a fome já se começava a fazer notar. Assim, foi com muita satisfação que os jovens se dirigiram ao salão paroquial para o almoço partilhado, marcado pelo convívio e pela boa disposição que prevaleceram durante todo o dia. Já no período da tarde, após o almoço partilhado, contámos com a presença de três jovens da paróquia da Portela que partilharam connosco a experiência que viveram no passado mês de Janeiro, no Panamá, país que acolheu as Jornadas Mundiais da Juventude. Seguiu-se uma missa animada pelos jovens das diversas paróquias e por fim um lanche.

 

O diálogo acerca das jornadas foi sem dúvida enriquecedor, e fortemente marcado pela discussão sobre o papel que os jovens desempenham no dia-a-dia da igreja. Porém, os temas que os nossos convidados mais enfatizaram foram o caloroso acolhimento que sentiram na chegada ao Panamá, tendo mesmo travado amizade com as suas famílias de acolhimento, com as quais ainda mantêm contacto, e o facto de a sua presença ter possibilitado a criação de amizades entre as famílias que lhes abriram a porta. Famílias que eram vizinhas mas que, à semelhança das pessoas de qualquer outra cidade, assim como na nossa, não tinham grandes relações entre si. O impacto que estes gestos de partilha e fraternidade tiveram nas suas vidas foi outro dos temas mais salientados pelos oradores, que procuraram transmitir-nos a mensagem de que são atitudes e valores como estes que devemos incluir em qualquer projeto, seja ele à escala mundial, como as Jornadas Mundiais, ou a uma escala mais pequena, como aqui nas Jornadas Vicariais.

 

Foi, de resto, com este espírito em mente que a paróquia de Carnaxide procurou acolher os jovens da Vigararia. Assim, o tempo, dedicação e colaboração aplicados na organização deste evento por parte dos elementos do grupo de jovens não só foi recompensado pela concretização das jornadas em si, mas também por todos os momentos de convívio que foram proporcionados pela preparação desta iniciativa. Durante o diálogo com os jovens que estiveram no Panamá, foi também realçado o facto de os jovens não serem apenas o futuro, mas também o presente da Igreja. Com isso em mente, afirmamos que de modo a combater a inércia na qual os jovens são por vezes acusados de se esconderem, é fundamental entregar-lhes as tarefas em mãos, conferindo-lhes liberdade e credibilidade, depositando confiança nos jovens das nossas paróquias e dizendo-lhes: "É vossa a última palavra!".

 

Com este espírito, que as tarefas aparecerão feitas, e também será assim que todos beneficiaremos não só da inovação, mas especialmente do sentimento presente numa iniciativa realizada por jovens e para jovens. Foi com esta intenção que os jovens de Carnaxide se mobilizaram, entregando-se à tarefa de acolher outros jovens, seus iguais, que merecem igualmente esta confiança. É porventura com este espírito que é nosso dever preparar as Jornadas Mundiais da Juventude que se vão realizar em Portugal, no ano de 2022, pensando sempre que estes momentos de partilha e de convívio fortalecem as relações humanas nas suas diferentes vertentes, algo tão simples, mas tão necessário na sociedade de hoje em dia.

 

João Joaquim e Inês Vales

Encerramento do ano pastoral

25/6/2017

No passado domingo, 25 de junho, assinalamos o encerramento do ano pastoral com uma festa que, ao longo de todo o dia, juntou todos os grupos da Paróquia, permitindo uma aproximação e um maior conhecimento entre as pessoas da nossa comunidade. A dedicação, o esforço, o empenho e o trabalho de todos e todas que se associaram a esta iniciativa foi o segredo para o sucesso deste dia que nos deixou a todos um pouco mais ricos.

Muito obrigado!

Festa de Nossa Senhora do Amparo

23/4/2017

No passado domingo, dia 23 de abril, celebramos a Festa de Nossa Senhora do Amparo, uma solenidade instituída a 5 de abril de 1810 por despacho do padre Sebastião Henriques.

Semana Nacional da Cáritas

15/3/2017

Entre os dias 15 e 19 de março, a Paróquia de Carnaxide associou-se à Caritas Diocesana de Lisboa para assinalar a Semana Nacional da Cáritas que, este ano, teve como lema "Família Construtora da Paz".

Ao longo de toda a semana estivemos a falar e promover a ação sócio-caritativa da Igreja junto de todos os que compõem a comunidade paroquial, desde as crianças aos mais idosos.

Dia Mundial do Doente

13/2/2017

No passado dia 11 de fevereiro assinalámos o XXV Dia Mundial do Doente com a apresentação do livro "O cuidar como relação de ajuda. Por uma ética teológica do cuidar", da autoria do Padre Antonino Gomes de Sousa, SCJ, o evento contou a presença de Maria de Belém Roseira, política e jurista e do Padre José Agostinho Sousa, SCJ, superior provincial dos dehonianos. Seguiu-se depois a celebração da Missa Nova e unção dos doentes.

"Portugal: terra de acolhimento?" - à conversa com Rui Marques

8/2/2017

No passado dia 6 de fevereiro, o RUAH Carnaxide dinamizou uma conferência cheia de significado, sobre um temática que domina a atualidade e merece toda a nossa atenção: os refugiados. 
Estivemos à conversa com Rui Marques, Coordenador da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, para perceber se "Portugal, é uma terra de acolhimento?" e, simultaneamente, conhecer factos sobre uma realidade de sofrimento humano que muitos desconhecem.
Contámos ainda com a presença e contributos de André Costa Jorge, diretor do JRS - Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Novos lampadários na Igreja de N.ª Sra. do Amparo

3/11/2016

As imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Sagrado Coração de Jesus têm, desde dia 2 de novembro, um renovado espaço de oração e devoção. Os lampadários eletrónicos foram colocados esta terça-feira e abençoados pelo nosso Pároco. Esta é, sem dúvida, uma obra que nos deixa a todos felizes. Obrigado a todos os que se empenharam para que o projeto se tornasse uma realidade.

Abertura do Ano Pastoral e Benção dos Oratórios Sagrada Família

1/10/2016

Na Eucaristia do passado domingo, 1 de outubro, assinalamos a abertura do novo Ano Pastoral. Também os Oratórios da Sagrada Família foram abençoados e entregues aos coordenadores que, a partir de agora, vão assegurar a sua visita às famílias da nossa Paróquia. Os vinte e dois oratórios são o resultado do trabalho, empenho e dedicação do voluntário Nuno Figueiredo que, durante cerca de três meses, contou com a colaboração do João Faria, João Ferreira, Bernardo Valente, Duarte Rodrigues, Paulo Tarracha e António Pinheiro Agora, todos somos convidados a receber a Sagrada Família em nossas casas e a rezar!

Bênção do novo Centro de Saúde de Carnaxide

O Centro de Saúde de Carnaxide foi inaugurado no passado dia 7 de junho e o nosso pároco, Padre Luciano Vieira, conduziu a cerimónia de bênção das novas instalações de uma equipamento há muito desejado e esperado por toda a comunidade. Também os Traquinas, grupo infanto-juvenil da Escola de Música do Musicentro (Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide) marcaram presença nesta festa e com as suas vozes ofereceram-lhe um encanto especial.

Festa da Profissão de Fé

No passado dia 5 de junho celebramos a Festa da Profissão de Fé.

Parabéns a todos!

MICA: visita a Fátima

Todos os anos o MICA (Missão de Iniciação Cristã de Adultos), durante a preparação para o crisma organiza uma ida a Fátima. O percurso de Carnaxide a Fátima é feito de autocarro mas os últimos 8 quilómetros até ao Santuário de Fátima são percorridos a pé. Já no Santuário o grupo assiste à missa, há um almoço convívio e fala-se do sacramento da Reconciliação. Antes do início da peregrinação é construída uma cruz que, ao longo do percurso a pé, vai sendo enfeitada com flores campestres. Esta cruz entrou na Igreja, com os crismandos, no dia da celebração do sacramento da Confirmação.

Escola de Evangelização promoveu Cruzeiro Eucarístico

A Escola de Evangelização Evangelii Gaudium organizou, no passado dia 28 de maio, o cruzeiro eucarístico com o tema "Eucaristia e Adoração". Em resposta ao apelo do Papa Francisco que pede "ousadia na Evangelização", esta iniciativa contou com a participação de 50 pessoas e três sacerdotes que celebraram missa, adoração eucarística e ministraram o sacramento da Reconciliação. A bordo do barco "Mil andanças", durante cerca de oito horas, houve muita oração e a oportunidade de adorar a Deus na natureza foi vivida por todos com muita intensidade. Fica a promessa de repetir a experiência no próximo ano!

Lançamento da Revista Semana Missionária

15/3/2016

Este domingo, dia 13 de março, foi um dia de festa para a Paróquia de Carnaxide. A Semana Missionária que aqui aconteceu, entre 28 de novembro e 6 de dezembro, ganhou agora uma nova vida em forma de revista. A cerimónia de apresentação da revista foi marcada pela emoção do reencontro com muitos missionários que estiveram connosco naqueles nove dias em que vivemos a festa da fé. Contámos ainda com a presença do jornalista da SIC Joaquim Franco, que nos falou dos desafios da comunicação na atualidade. E com a música clássica interpretada por Teresa Roldão no violino e Pedro Baião ao piano. Agradecemos a todos aqueles que se juntaram a nós para partilhar este momento.

Please reload

© 2016 Paróquia São Romão de Carnaxide

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle