Pia baptismal

BATISMO

Sacramento do Batismo

O Batismo, sinal forte do amor de Deus, dom gratuito e sem condição do Criador, é oferecido à criança logo nos primeiros momentos da sua vida, segundo a prática continuada da Igreja. É o Pai do Céu que chama a criança à vida eterna – o desejo do Criador junta-se ao dos pais: que a criança, vinda ao mundo pelo amor do homem e da mulher, viva a felicidade plena, não somente sobre esta terra mas também por toda a eternidade. O desejo dos pais junta-se à vontade do Pai: procurando a melhor forma de amar o seu filho, são guiados por Aquele cujo amor é sem limites.

Como posso marcar o Batismo?

Para marcar o batismo do seu filho ou filha com idade inferior a 4 anos, são necessários os seguintes documentos:

- Fotocópia do Assento de Nascimento da criança (Conservatória do Registo Civil);
- Fotocópia do Bilhete de Identidade dos Pais;
- Fotocópia do Bilhete de Identidade dos Padrinhos (e morada completa e exata);
- Declaração de Idoneidade dos Padrinhos, passada pelo pároco da residência dos padrinhos

(contactar a Secretaria Paroquial dos mesmos);
- Preenchimento de ficha de inscrição (fornecida pela paróquia aquando da entrega dos documentos acima referenciados).

Quais as condições para ser padrinho e madrinha?

- Pode haver um só padrinho ou só uma madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.

- Só pode ser padrinho ou madrinha quem:

1.º Tiver completado dezasseis anos;
       2.º Seja batizado;
       3.º Tenha recebido o sacramento da Confirmação (Crisma);
       4.º Dê provas de levar uma vida conforme a fé e com as normas da Igreja (por exemplo: não pode estar divorciado, viver em união de facto, estar casado unicamente pelo civil ou ter negado a fé.)

Onde se pode celebrar o Batismo?

Na paróquia de Carnaxide pode realizar o Batismo na Igreja Nossa Senhora do Amparo ou na Igreja de São Romão.

NOTA: Marcações de Batismos pelo menos com 2 meses de antecedência.

Para outros casos*

Crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos, deverá contactar o cartório paroquial.

​Horário de Atendimento Terça a Sexta das 16H30 às 19H00

Telefone 214 246 116 . E-mail cartorio@carnaxide-paroquia.org