céu

COLUMBÁRIO

Columbário
Guardar a memória é amar

O pensamento da Igreja sobre a cremação está expresso no documento Ad Ressurgendum cum Christo

onde se fala no columbário como solução para guardar as cinzas dos nossos defuntos e deles guardar memória

O que é o columbário?

Seguindo a antiga tradição cristã, a Igreja não se opõe à cremação, mas recomenda insistentemente que os corpos dos defuntos sejam sepultados no cemitério ou num lugar sagrado onde conservar a memória e orar pelos entes queridos.

É permitido aos cristãos a cremação?

Conforme indicado no documento Para Ressuscitarmos com  Cristo, a  cremação do cadáver não toca o espírito e não impede à omnipotência divina de ressuscitar o corpo (n.º4)

Os cristãos podem guardar as cinzas em casa ou dispersá-las em qualquer lugar?

A conservação das cinzas em casa não é consentida nem não podem ser dividias entre os vários núcleos familiares e deve ser sempre assegurado o respeito e as adequadas condições de conservação das mesmas. Por isso,  não seja permitida a dispersão das cinzas no ar, na terra ou na água, ou, ainda, em qualquer outro lugar. Exclui-se, ainda, a conservação das cinzas cremadas sob a forma de recordação comemorativa em peças de joalharia ou em outros objetos (n.º 5).

O que é correto fazer com as cinzas dos nossos entes queridos?

As cinzas do defunto devem ser conservadas, por norma, num lugar sagrado especialmente dedicado a esse fim determinado pela autoridade eclesiástica.  Os túmulos dos tornaram-se lugares de oração, de memória e de reflexão.

Esse lugar chama-se columbário.  Criamos um significativo e emocional que atenda às necessidades da sociedade atual e aos seus anseios espirituais.

A nossa comunidade pode oferecer aos seus fiéis à possibilidade de depositar as suas cinzas num espaço sagrado, significante, respeitoso e protegido, que pode ser visitado por parentes e entes queridos nos próximos séculos.

Situa-se na Igreja de São Romão de Carnaxide (Capela da Ressurreição).

Existe em duas modalidades:

Individual – NAIM – Tomou o nome do lugar onde Jesus levantou do túmulo um jovem filho de uma viúva que ia a enterrar.

Familiar - BETÂNIA – Em memória da família de Lázaro que Jesus reanimou do túmulo - 4 lugares.

MAIS INFORMAÇÕES - Cartório Paroquial