MATRIMÓNIO

FAÇA PARTE DE NOSSA FAMÍLIA

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus clientes saibam um pouco mais sobre você. Se desejar apagar, basta clicar sobre mim e então pressionar a tecla Delete.

HORÁRIOS

SERVIÇO DE DOMINGO

Todos domingos das 18:00 às 20:00

SERVIÇO PARA GRUPO DE JOVENS

Toda quarta feira das 15:00 às 16:00

Sacramento do Matrimónio

A Igreja toma parte na vossa alegria e acolhe-vos de coração magnânimo, bem como aos vossos familiares e amigos,
no dia em que diante de Deus vosso Pai ides constituir entre vós uma comunhão de toda a vida.
O Senhor vos atenda neste dia de felicidade, derrame sobre vós as bênçãos do Céu e seja o vosso guia.
Ele vos conceda quanto deseja o vosso coração e realize todos os vossos desígnios.

(Rito Inicial, Celebração do Matrimónio)

Guia para o Matrimónio

Como posso receber o Matrimónio?

1.º Marcar a celebração na Igreja com a antecedência necessária.

(Na Nossa paróquia, poderá realizar o matrimónio na Igreja Histórica de São Romão

ou na moderna Igreja de Nossa Senhora do Amparo)

2.º Cerca de três meses antes, devem dirigir-se a uma Conservatória de Registo Civil para requisitar um Atestado de Estado Livre para Casamento Católico.

3.º Cerca de três meses antes, ir à paróquia de residência da noiva para iniciar o Processo Canónico. No mínimo, devem ter consigo a Certidão de Batismo e o Documento de Identificação de ambos os nubentes. Conforme o caso particular podem ser requeridos outros documentos.

NOTA: Faz parte do Processo Canónico também um pequeno diálogo com o pároco ou com outro sacerdote, ou diácono em vez dele.

4.º Entregar, na paróquia onde se realizará o Casamento, a certidão de Estado Livre da Conservatória de Registo Civil, o Certificado que vem da Cúria Diocesana a finalizar o processo canónico (“Nada obsta”) e fotocópias dos documentos de identificação de duas testemunhas (comummente chamadas padrinhos), bem como a sua morada de residência.​

É necessária alguma preparação?

É altamente recomendado e de benefício comprovado para a grande maioria dos noivos participar num CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio, um curso aberto a todos os que se vão casar. Recomendamos que os noivos procurem

inscrever-se com relativa antecedência.

Próximas datas de CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio:

2024 - MARÇO 6 A 27.

Pode ainda consultar as datas de CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio noutras Paróquias e/ou Dioceses aqui.

NOTA: Marcações de Matrimónio pelo menos com 6 meses de antecedência.