LITURGIA E ORAÇÃO

Setor da Liturgia

Grupos

• MEC – Ministros Extraordinários da Comunhão - Responsáveis: Paula Osório e Pedro André
    O Ministros Extraordinários da Comunhão colaboram com o pároco na distribuição da Sagrada Comunhão dentro da Missa e no serviço aos doentes. Na Missa regem-se por uma escala preparada.
    Precisa que levem a comunhão às pessoas acamadas ou sós?  Forneças os seus dados ao cartório paroquial. Alguém entrará em contacto consigo. - Informe-se aqui

• Leitores

Na liturgia, o leitor presta um serviço imprescindível a cada assembleia celebrante, porque a leitura da palavra de Deus faz parte integrante de qualquer celebração litúrgica, por mais simples que seja. Os Leitores distribuem-se pelas várias celebrações de acordo com uma escala afixada junto ao Acolhimento.

• Acólitos

Os Acólitos são responsáveis pelo serviço de altar e procuram ajudar da preparação das principais celebrações da comunidade. São constituídos por rapazes e raparigas  jovens com 12 anos no mínimo, que tenham já feito a Primeira Comunhão.

• Zeladores

As Zeladoras cuidam de alguns elementos da Igreja, nomeadamente das toalhas de altar e certos arranjos decorativos.

• Sacristãs

Coros

• Coro Paroquial 10h00

O Coro Paroquial é responsável pela música da Missa dominical (domingo às 10H00); na Igreja de São Romão.

• Coro Paroquial 11h00

O Coro Paroquial é responsável pela música, na Missa dominical (domingo às 11h30 e em festividades solenes).

• Coro das 19h00

O Coro das 19h00 é composto por Jovens / Jovens adultos e catequistas está responsável pela música na Missa de (domingo às 18h30). Conta normalmente com o acompanhamento de guitarra e percussão e participa nas Vigílias de Oração dedicadas aos jovens, e em festividades solenes da catequese ou outras solicitadas.

• Coro Escuteiros

O Coro dos escuteiros tem como principal objetivo garantir o canto nas celebrações escutistas e na Missa Vespertina (sábado às 18h30, na Igreja de São Romão). Este coro é constituído pelos jovens que frequentam o agrupamento 908 Carnaxide.

Missão

Promover a celebração do encontro com o Senhor num ambiente alegre, belo e digno.​

Tarefas

• Promover um ambiente acolhedor na Igreja;

• Embelezar a Igreja;

• Criar cenografias adaptadas às várias cerimónias e festas;

• Preparar de forma adequada as leituras, com eventuais contextualizações prévias;

• Escolher e preparar os cânticos.