missas2_edited.jpg

IGREJAS

IGREJA MATRIZ DE SÃO ROMÃO

A Igreja de São Romão de Carnaxide nasce da visita do senhor Arcebispo de Lisboa, D. Luís de Sousa em 1676, mas só em 1694 é que termina, com a construção da sacristia. Em 1752, o papa Bento XIV concedeu a bula pela qual concede a indulgência plenária a quem visite a paróquia no domingo do Rosário.

Com o terramoto em 1755 grande parte da Igreja foi destruída. A 5 de Abril de 1810, por despacho, o padre Sebastião Henriques instituiu a solenidade em honra de Nossa Senhora do Amparo. Em 1782, D.ª Maria I manda fazer todas as portas interiores e exteriores, laterais e principais da Igreja, todas de madeira, que ainda hoje permanecem. Grande parte das alfaias de Nossa Senhora do Amparo foram dádivas da infanta e princesa, depois rainha e imperatriz, D.ª Carlota Joaquina, que por suas próprias mãos bordou um fato completo para a imagem de Nossa Senhora.

Em 1970, o padre Francisco dos Santos Costa manda construir a Torre Sineira do lado nascente e as duas imagens que estão nos nichos da fachada da Igreja.
Atualmente, a Igreja é também sede do Agrupamento de Escuteiros 908 Carnaxide.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO

Na segunda metade do século XX, a paróquia de Carnaxide cresceu imenso, vendo diminuir o seu território e aumentar a sua população. Em 1995 nasce a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, co-paroquial de São Romão, ou seja, com os mesmos direitos da Igreja matriz.

A partir dessa altura a Igreja de São Romão ficou apenas com a celebração de alguns casamentos e batismos, pois a vida da paróquia passou a funcionar nas instalações da nova Igreja, no Centro Cívico de Carnaxide.

Juntamente com a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em 1996, nasce o Centro Social Paroquial, com gestão independente, mas em instalações partilhadas.
Em 2010, a Igreja de Nossa Senhora começou a acolher a festa em honra de Nossa Senhora do Amparo, ex-voto de 1810, a 5 de abril.

PADROEIROS

NOSSA SENHORA DO AMPARO

Conta-se que Constantino l, o grande, nascido no ano de 274, na véspera de uma batalha da luta pela sucessão, teve um sonho em  que viu um escudo com uma cruz e ouviu uma voz que dizia, com este sinal, vencerás. Mandou, então, pintar todos os escudos com a cruz e realmente venceu a batalha, tornando-se Imperador no ano de 306. No ano de 313, ele tornou o Cristianismo a religião oficial do império romano.

Os cristãos então, com liberdade, passaram a meditar mais sobre Cristo e sua Mãe Maria. Referindo-se aos cuidados maternos de Maria, todos queriam se colocar sob o seu Manto Protetor, sob o Amparo de Nossa Senhora. Assim, propagou-se ainda mais o título de Nossa Senhora do Amparo.

SÃO ROMÃO

Em Ruão, na Nêustria, na actual França, São Romão, bispo, que abateu os símbolos dos pagãos que ainda eram venerados na cidade, convenceu os bons a progredir no bem e dissuadiu os maus de praticar o mal.

O mais popular dos seus milagres foi a luta que teve com um dragão monstruoso chamado a Gárgola que devastava os arredores de Ruão. O rio Sena tinha transbordado e São Romão ordenou‐lhe que regressasse ao seu leito, mas do canal saiu um dragão terrífico. O bispo avançou com valentia ao seu encontro, acompanhado apenas por um condenado à morte, o único que aceitou segui‐lo. São Romão conseguiu atar o monstro e torná‐lo inofensivo, passando‐lhe a estola à volta do pescoço